2008-07-09




São 60 anos, que se passaram após a Segunda Grande Guerra Mundial, um Líder que acumulava carisma e obsessão seria o alicerce deste acontecimento, destruição e preconceito chega à Alemanha a agir nas últimas conseqüências, a Europa estava sob a destruição nazista.
Para se entender a Segunda Guerra é preciso voltar a Primeira Grande Guerra, no seu início em 1914, países brigavam pelas fronteiras africanas, com o assassinato do arquiduque Fernandino do Império austríaco, em sua visita a Saravejo, isso serviu de estopim para a guerra. Áustria-Hungria declara guerra a Sérvia recebendo o apoio da Alemanha.
No decorrer do tempo, várias nações se aliaram à Entente e à Tríplice Aliança.
De 1915 a 1916 a guerra ocorre nas trincheiras.
Em 1917, submarinos alemães atacam navios mercantes norte americanos, interesses de banqueiros que haviam feito empréstimos à França e a Inglaterra, levaram os EUA a um conflito.
Rússia abandona em Outubro de 1917, os aliados com motivos da revolução socialista.
A Entente (Sérvia, Rússia, França, Bélgica e Grã Bretanha), com o apoio dos EUA, fora derrotando o inimigo.
Após atacar Paris, e ser encurralado o exército alemão reconhece a derrota.
Greve em Berlim, atentado ao imperador Guilherme II, levam a sua abdicação e a instauração da República na Alemanha.
11 de Novembro de 1918, assina se o amistício, aceitando condições impostas.
O Tratado de Versalhes, com 200 páginas e 440 artigos
[1], o Tratado de Versalhes fora draconiano com os derrotados, principalmente a Alemanha, que perde um sétimo de seu território e um décimo de sua população, abriram mãos de suas colónias e não podiam se unir em um só país com a Áustria.

`` Os Governos Aliados e Associados afirmam e a Alemanha aceita a sua responsabilidade e a de seus aliados por haverem causado todas as perdas e danos que foram sujeitos os ditos governos Aliados e Associados e os seus cidadãos como conseqüência da guerra que lhes foi imposta pela agressão da Alemanha e seus aliados´´
[2].


A Alemanha seria desmilitarizada, não existiria mais Marinha de Guerra e Força Aérea, aconteceria a abolição do Estado Maior, não haveria escola de guerra, e o golpe de misericórdia seria as indenizações, chegando a 132 bilhões de marcos-ouro, moedas que poderiam ser trocadas por ouro, incluindo pensão à aleijados, aposentados, mutilados, viúvas e órfãos dos aliados.
A Áustria também sofre com pagamentos ao tratado.
Há uma intensa crise na Europa e a ascensão dos EUA, a crise fez com que o partido trabalhista assumisse pela primeira vez o governo, em 1924, anulando assim o Partido Liberal, os dois partidos se alteram no poder até a crise de 1929.
1929 O Crash da Bolsa de Nova York.


1 de Setembro de 1939.

A Alemanha já havia conquistado territórios por ameaças e intimidações;
Na Polônia, a Alemanha usa uma estratégia que será sua marca de guerra, chamada de ”Ataque Relâmpago”, ou seja a força de seu poderio militar.
Neste ataque surpresa, pois não houve declaração de guerra, a Alemanha usou hum milhão de soldados, tanques e aviões.
Alemanha e União Soviética assinaram pacto de não agressão, o Leste da Polônia seria de Stalin e o Oeste de Hitler, tudo ocorre em um tratado secreto.
O exército Soviético ataca a Polônia em 17 de Setembro.
França e Grã Bretanha haviam prometido ajuda a Polônia, atacam e reagem a Alemanha.
Três dias depois a guerra é declarada na Europa um conflito brutal e cruel.

A Explosão do Nazismo

Hitler nasceu em Linz na Áustria, pintor frustrado, observou seu sonho de arquiteto ir por água baixo.
Participou na primeira guerra como mensageiro, posto de risco, chegando ao patamar de Cabo, depois do fracasso na tentativa de tomar à força o poder em Munique, Hitler foi preso:

`` A guerra mudou o destino de Hitler´´
[3]

Hitler funda em 1920, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), conhecido como partido NAZISTA.
O sonho nazista era o de raça pura, pois se obteria daí um mundo melhor, Hitler se baseava em Richard Wagner, compositor ultra nacionalista, artista e político influente, que pregava o anti-semitismo que unia a vida a arte para a construção de um ideal de Estado Novo.
Hitler desenha a insígnia do partido nazista em 1923, pensava como Wagner em restabelecer a república da antiguidade com isso Hitler traça o futuro para ele e seu povo, só se entende o Nazismo, quem conhece Richard Wagner, ele era o ídolo de Hilter, inspirava-o para a arte de uma nova civilização,

``O Mito do Corpo, Alemanha do Povo´´

Em uma fanática propaganda se recria a arte, três fatores interligados na limpeza racial de Hitler (Arte, Política e Higiene Saúde), espelhava se na antigüidade, Esparta, Atenas e Grécia, uma visão de harmonia, de beleza e civilidade, uma idéia de limpeza, idealizada e perfeita.
Nazismo acreditava em criar uma pura e ideal civilização, matar seria preciso.
Nação corpo político, Biologia da política.
A miscigenação poluiria o mundo, degeneração impede a idéia de civilização.
Era necessário para Hitler uma política de impedimento, uma urgente limpeza étnica, ocorre a propaganda Nazista ou seja uma maquiagem mental para o povo alemão. O nazismo deve ser pensado de forma sociológica.
O chefe da propaganda Nazista era Joseph Goebbels.

`` Infelizmente, hoje muitos ainda dizem que os judeus também são criaturas de Deus. Por isso deveríamos Ter consideração com eles. Mas parasitas também são animais e apesar disso nos os eliminamos. Os judeus é mestiço. O mau predomina no mestiço´´
[4].

A obsessão pelo conceito de raça, e sangue puros fez com que os nazistas desenvolvesse uma espécie de concepção médica da sociedade. A Alemanha segundo eles era um ( corpo atacado por doenças ou parasitas), as doenças impuras. Nota se que milhões de ``seres inferiores´´ seriam mais tarde, eliminados nas câmaras de gás com o ZYKLON B produtos antes utilizados para matar insetos.


[1] Artigo 231, Tratado de Versalhes.
[2] Artigo 231, Tratado de Versalhes.
[3] Cit. Historiador americano, John Lukacs. ``Hitler da História´´.
[4] Trecho da redação enviada em 1935, por Erna Listing, de Gelsenkirchen, ao jornal nazista Dear Stuermer.

Nenhum comentário: