2012-10-25

Memorial Holocausto Cigano 2º Guerra Mundial - 2012

Já era tempo desta homenagem, lembremos que o holocausto cigano ficou esquecido, como se somente os judeus tivessem passado por tão pesado momento, prova disso é que no julgamento de Nuremberg nenhum Rom (cigano) fora chamado para depor.
Ainda assim não devemos esquecer de outras vítimas como Comunistas, Paralíticos, Homossexuais, Testemunhas de Jeová etc.
O memorial servirá para que fique na lembrança de que este fato ocorrido na história não deva ser esquecido jamais pra que não se repita. Mas o que representará sempre a esperança é a flor que será colocada no memorial todos os dias, fresca e colhida diariamente.
O povo cigano mais uma vez supera tanta perseguição e se alegra do reconhecimento (memorial) aos seus que passaram por tamanha tragêdia, que esse ponto negro e trágico da História nunca mais se repita.

( Professor Kalon Rodrigo Gevegir )

    (foto AP)

Entre 200 mil e 500 mil ciganos foram mortos pelo regime nazista.

Memorial foi instalado no Tiergarten, perto do Reichstag, em Berlim.

Da BBC



1 comentárioA chanceler alemã, Angela Merkel, inaugurou um memorial em Berlim para os ciganos vítimas do Holocausto nazista.



O memorial - um lago circular com um pequeno pedestal no meio - foi instalado no parque Tiergarten, perto do Reichstag, o parlamento alemão.



A inauguração ocorrre após anos de atrasos e disputas sobre o projeto do memorial e de seu custo.





Memorial ganha atenção da mídia antes da inauguração (Foto: AP)Especialistas dizem que entre 220 mil e 500 mil ciganos foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial.



"É muito importante que tenhamos uma cultura de lembrança", disse Merkel, em uma entrevista em seu canal no YouTube.



"Cada geração tem que confrontar a sua própria história novamente. E para isso temos que ter locais adequados que as pessoas possam visitar, quando as testemunhas da época não estarão mais vivas."



Merkel reconheceu que a construção do memorial levou muito tempo e implicou "muitas discussões", mas lembrou que o memorial aos judeus da Europa assassinados também tinha levado mais de 15 anos para ser concluído.



O presidente alemão, Joachim Gauck, e cerca de 100 sobreviventes idosos também compareceram à cerimônia de inauguração, nesta quarta-feira.



'Mensagem importante'

O memorial foi projetado pelo artista israelense Dani Karavan. Uma flor fresca vai ser colocada no pedestal no centro do memorial a cada dia.



A cronologia da campanha de extermínio nazista fica ao lado do memorial.



Em 1982, a Alemanha reconheceu oficialmente o genocídio dos Roma e Sinti - povos que vivem principalmente em regiões de língua alemã na Europa Central.



O líder do Conselho Central dos Sinti e Roma na Alemanha, Romani Rose, também compareceu à cerimônia.



Ele disse à agência France-Presse: "A abertura do memorial envia uma mensagem importante para a sociedade, de que o sentimento anticigano é tão inaceitável como o antissemitismo".



Nos últimos anos, a Alemanha vem lembrando a perseguição dos ciganos durante a Segunda Guerra Mundial.



No entanto, as organizações ciganas e grupos de direitos humanos dizem que eles ainda são discriminadas em muitos países europeus.

(fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012)


Nenhum comentário: